11.04.2013 // casa / decoração / perfil

Mestre na arte de dar vida ao barro, o designer Jonathan Adler garante uma boa decoração em casa pode substituir anos de terapia. E sentencia: chique é ser feliz.

Seja um maximalista. Use muita cor. Crie contrastes. Divirta-se. Eis os conselhos e diretrizes de Jonathan Adler, badalado designer de produtos e decorador norte-americano, para compor um ode a felicidade através de um mise en scène autêntico.

Entusiasta da cerâmica desde a infância, viu a carreira deslanchar aos 27 anos quando emplacou suas criações na Barney’s New York. Gradativamente, os pedidos aumentaram e o prestigio também. Artista plástico e designer de interiores, ele possui doze lojas espalhadas pelos Estados Unidos e produtos comercializados nos quatro cantos do globo.

Jonathan Adler

Multifacetado, é sobretudo, nos artefatos cerâmicos que sua veia criativa rompe todos os limites do belo e do funcional. As peças resgatam os milenares fundamentos construtivos e inovam shapes que combinam rigor formal, cores e senso de humor. As subversivas coleções são puro pop e suscitam, ao mesmo tempo, estranhamento, admiração e graça.

Cerâmicas Jonathan Adler

Em um mundo onde tudo já foi inventado, patenteado e dissecado, é hercúlea a tarefa de não se render à comodidade de imitações e reedições. Mas Adler deixa claro que formas contínuas e repetitivas definitivamente não fazem sua cabeça.

Genial em seus mandos e desmandos com o barro, ele também se consolida como um estilo de vida ao propor intervenções terapêuticas no décor. Autor de My prescriptions for anti-depressive living, John aposta em uma cenografia divertida, colorida e com a alma do freguês. E garante que uma boa ambientação pode substituir anos de análise. “Acreditamos no luxo irreverente. O minimalismo é uma chatice”, sentencia.

A proposta é deixar-se guiar pelo próprio gosto, dar voz a criatividade às preferências e pelo que proporciona conforto e beleza.

Decoração - Jonathan Adler

“Ao voltar para casa, no final do dia, é preciso que as pessoas sintam-se abraçadas e acolhidas. É importante identificar o lar como um espaço dedicado ao descanso e aos bons momentos. Onde se prefira estar antes de qualquer outro e que seja também um antídoto aos traumas e chateações do dia-a-dia”, relata.

Para quem sofre de excesso de seriedade, monotonia e falta de joie de vivre, as idéias e criações de Jonathan Adler podem ser o remédio. “Não tenha medo de errar e não seja modesto. Fundamental é compor ambientes onde você dialoga com o que realmente se identifica. Esqueça modismos e grandes regras. Chique é ser feliz”, declara.

Afinal, se a fraternidade é vermelha, a liberdade é azul e a igualdade é branca, não restam dúvidas: a alegria é um verdadeiro arco-íris. Capriche na paleta: uma overdose de cores só há de fazer bem.

Decoração - Jonathan Adler

 

Inspire-se em Jonathan Adler e revolucione o décor!

– Aprenda a gostar de ficar dentro de casa. Estabeleça uma amorosa relação com o seu espaço e curta os momentos em que estiver lá.
– Pinte tudo de branco e vá agregando colorido. Troque os azuis por laranjas, rosas e amarelos – cores que refletem os humores do sol. Se preferir tons neutros, escolha aqueles menos comuns como camelo e o oliva.
– Abra mão de preconceitos. Pense grande e ocupe bem os espaços.
– Cerque-se de seus mais interessantes móveis e objetos. Não deixe o mais valioso e mais importante para a sala de visitas, apenas para convidados verem em dia de festa.
– Não hesite em exagerar. A ousadia pode expressar personalidade.
– Rodei-se do que realmente gosta e discorde das tendências.
– Abuse de estampas em paredes, estofados, cortinas. Deixe virem à tona seus instintos criativos.
– Dê aos objetos, com sentido para você, uma nova função. Por que não colocar flores num suporte em um balde antigo da família?
– Descrimine o que é kitsch, mas não abra mão dele.

 

Loja - Jonathan Adler

 

Leitura recomendada

My Prescription For Anti-Depressive Living, Jonathan Adler, Regan Books.
R$ 97,70 @ Livraria Cultura

Jonathan Adler - My Prescription For Anti Depressive Living

Jonathan-Adler - My Prescription For Anti Depressive Living

 

Para você saber!

No site www.jonathanadler.com é comercializada a linha de produtos do designer: travesseiros, mantas, vasos, louças e objetos de decoração.

Leave a Reply