04.02.2013 // entrevistas

Mari Herdy é personal trainer e instrutora da academia Bio Ritmo. Ela veio aqui contar um pouco sobre sua profissão e dar dicas sobre alimentação saudável. Esperamos que vocês gostem da entrevista ;)

Mariane Herdy | Foto por Ernesto KobayashiMáfia das Divas – Mari, em primeiro lugar, fale um pouco a seu respeito. Você é formada em Educação Física, certo? Chegou a cursar Pós-Graduação? Você acha que os profissionais que atuam no mercado, hoje em dia, têm uma preocupação relevante em aliar conteúdo à técnica, ou a teoria se perde no meio da prática?

Mari –  Sim sou formada desde 2001 em Educação Física. Fiz pós-graduação em Campinas na área de Sáude e Qualidade de Vida, na UNICAMP, além de especializações em São Paulo, em Pilates e Treinamento Funcional. Geralmente quem está se formando se preocupa um pouco mais com a prática, visto que na área da Educação Física o culto ao corpo é  exacerbado. Porém existem sim profissionais que se preocupam em somatizar técnica e prática. Mas realmente são poucos.

Como é o trabalho de um(a) personal trainer? Para quem busca emagrecimento saudável, é mais recomendável contratar esse tipo de profissional, ou basta seguir religiosamente um programa de treino recomendado por qualquer professor da academia?

O trabalho de personal trainer visa atender ao cliente/aluno de forma personalizada e focada nos interesses do aluno. É um trabalho extremamente eficiente que visa melhorar a qualidade de vida e trazer benefícios estéticos em um tempo menor. Em relação ao emagrecimento, com certeza o trabalho do personal trainer ajuda bem mais ao aluno, mas com toda certeza é o próprio aluno que deve ter a disciplina e o mérito de toda conquista por ele adquirida.

Você dá aulas na academia Bioritmo, correto? Entre seu foco de trabalho, encontra-se o Pilates. Fale um pouco sobre esse método, que vem ganhando destaque entre celebridades como Madonna, destacando os benefícios para o corpo e suas diversas modalidades.

Sim. O Pilates é uma atividade física que engloba diversos aspectos relacionados ao corpo e mente. Tais como melhora da postura, equilíbrio, coordenação motora, respiração, tônus muscular, dentre outros. A aula é realizada através de exercícios combinado com respiração abdominal, com ou sem aparelhos, através de bolas, molas com tensões, fitas elásticas. O Pilates ganhou fama através de celebridades, pois como foco é o trabalho abdominal, acaba melhorando em muito a estética e o bem estar.

Mariane HerdyMariane Herdy

Ainda no que diz respeito ao emagrecimento saudável, para os preguiçosos de plantão: na sua opinião, dá para perder peso apenas com base em um controle alimentar? Afinal, o acompanhamento com médicos e nutricionistas é indispensável ou não? Você acha possível emagrecer de forma saudável apenas fechando a boca e sem suar a camisa?

Dá sim para perder peso com o controle alimentar, mas a resposta muscular do corpo é bem diferente para quem alia o emagrecimento com exercício e dieta. O indivíduo que emagrece apenas com dieta fica sem massa muscular, não trabalha resistência cardíaca, e a pele fica flácida. Como diz o ditado; “é melhor um gordinho saúdavel, do que um magro doente”. O essencial é procurar sim um profisssional da saúde que cuida da questão alimentar pois cada pessoa é diferente da outra, ou seja, o que seu amigo fez para emagrecer talvez não sirva para você (o indivíduo).

Mariane Herdy
Na sua opinião, qual seria a dieta ideal para quem faz exercícios físicos?

Equilibrar 6 refeições completas diárias e comer a cada 3 horas. Nunca ficar em jejum.

O que você sugere para aqueles que não suportam ambiente de academia? É possível exercitar o corpo mesmo assim?

Sim. Pode se realizar exercício em qualquer lugar a qualquer hora.

No que diz respeito ao famoso discurso: “não tenho tempo para malhar, e agora?” Qual sua opinião?

Acredito que seja uma desculpa sim, o indivíduo consegue através de um bom planejamento achar um horário. As vezes existem imprevistos, mas não pode tomar esses imprevistos como para vida toda. Nem sempre é possivel malhar todos os dias, mas começando 2 vezes na semana já é um bom começo!

Sobre as famosas “escapadelas” do programa alimentar aos finais de semana: qual sua opinião? Se beber na festinha, tem que acordar mais cedo para malhar no dia seguinte?

Não é assim.  A vida social é importante, o exercício não deve ser visto como uma obrigação, mas sim um complemento da vida e um momento de prazer. Se a pessoa saiu, bebeu ou comeu demais, deve-se voltar aos exercícios de forma gradual, não como uma compensação do dia seguinte.

E para finalizar, suas últimas considerações:

Apenas que as pessoas preocupem-se com a saúde, o envelhecimento e sobretudo em viver com qualidade de vida. E para isso é fundamental adotar um bom estilo de vida, com exercícios, alimentação equilibrida e vida social!

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Fotos: Arquivo pessoal

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